Menu fechado

PASSOU O QUE ERA VELHO; EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO!

Ainda muito atual falarmos de ano novo! Muitas coisas já sendo colocadas em práticas e outros na perspectiva de acontecerem no decorrer do ano. E não tem como projetar 2025 sem olhar para o que aconteceu em 2024, pois iremos querer repetir ou vivenciar novamente aquilo que deu certo e que foi bom, e mudar ou deixar de passar por aquilo que foi ruim ou deu errado. É natural que busquemos tudo o que é de bom e melhor para nós. 

Mas não existe garantia de que tudo saia da maneira como projetamos, incrivelmente algumas coisas sairão muito melhor, porém outras totalmente ao contrário do que imaginávamos. E nesses 2 contextos, essencialmente importante é estar em Cristo. Pois se existe a conquista, felicidade e vitória é tudo benção e milagre D’Ele sobre nossas vidas. E se vier as provações, tristezas e o fracasso é com Ele que devemos estar e confiar que existe um plano para nós.

Por isso não somente o ano deve ser novo, mas também cada um de nós, e se não estamos suficientemente em Cristo, devemos buscá-lo, para que tudo se faça novo. Assim como afirma o Apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios:Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo (II Coríntios 5,17). 

E antes de dizer que “se alguém está em Cristo, nova criatura é”, Paulo fala sobre o amor de Cristo. Ele diz que o amor de Cristo nos constrange, pois esse amor sacrifical foi revelado em sua morte na cruz em nosso lugar. Como consequência, Paulo basicamente diz que aqueles que foram alvos do amor de Cristo e receberam as bênçãos resultantes de sua morte e ressurreição, “já não vivem mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (II Coríntios 5:15).

E todo aquele que está em Cristo desfruta da segurança da obra infalível de Cristo que suportou em seu lugar a ira de Deus contra o pecado. Quem está em Cristo possui a certeza de sua herança futura, pois já é participante da nova criação em Cristo. E isso é uma afirmativa! Não é uma hipótese, não é uma suposição: é uma realidade.

Esta deve ser a nossa alegria e deve ser também a nossa certeza. Busquemos ser essa criatura nova. A criança que está no ventre de sua mãe, em gestação, é uma nova criatura. Não que esteja tudo pronto nem completo, mas ali existe um novo ser. Assim também é conosco, seres em processo: muitas vezes, olhamos para a vida e não percebemos em nós a nova criatura. Parece que somos os mesmos, que nada mudou, que os defeitos e os pecados continuam os mesmos. Então, vêm o desânimo e a prostração. Não! O Senhor quer nos dar a certeza da nova criatura está em cada um de nós.

E mais do que isso, pode ser o momento de reconciliação com Deus. Aqui há um grito que vem do fundo d’alma: “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos, deixai-vos reconciliar com Deus (II Coríntios 5,20). 

Deus nunca deixou de ser fiel a nós. Justamente por causa da fidelidade do Senhor, porque Ele permanece fiel apesar de nossa infidelidade. Em nenhum momento Ele deixou de nos amar, pelo contrário, permaneceu de braços abertos para nos receber. Mais ainda: o Senhor foi Bom Pastor que sempre esteve conosco, seguiu nossos passos para trazer-nos de volta.

E o momento é agora! Somos chamados a voltar para casa do Pai. Aquele que estava longe e estava afastado, é convidado agora a voltar para a casa do Pai e reconciliar-se. E aquele que estava perto é chamado a aproximar-se ainda mais.

Volte o mais depressa possível, se aproxime e sinta o acolhimento. Deixe-se tomar por Jesus. Quando deixar que o Senhor faça isso, já começará a ser uma nova criatura. Quando Jesus pegar você nos braços, ou melhor, quando você permitir que Ele o pegue nos braços, você já começará a ser uma nova criatura. Ele vai começar então a gerar em você o homem novo: a criatura nova que você precisa ser.

  1. Para esse ano, em que escala de importância colocarei as coisas de Deus, para que eu possa estar em Cristo e me tornar uma nova criatura?
  2. Estou criando perspectivas de vivenciar, praticar e servir a Deus, da mesma maneira em que almejo melhorar financeiramente, viajar, trocar de carro, entre outros sonhos materiais?
  3. Eu preciso voltar para Deus ou me aproximar ainda mais?
  4. A chama que o Espírito Santo coloca em mim está ardendo ou estou deixando as prioridades do dia a dia (trabalho e compromissos) apagar essa brasa?

Fonte: Canção Nova e bases da Internet.Texto escrito por: Equipe de Formação.

Canto Inicial: Vida Reluz- Nova Criatura
https://youtu.be/MuhSslwm5ZU?si=3-gdjZrnl0-sEN-L
Oração Inicial: Folha AnexaPalavra de Deus: 2 Coríntios 5, 15-21.

Canto Final: À Casa do Pai
https://youtu.be/SoJGDSEA6nI?si=VbvEgVUJBTszFhkP